Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CDTN/CNEN lança primeiro curso de especialização em gerenciamento de rejeitos radioativos do Brasil
Início do conteúdo da página

CDTN/CNEN lança primeiro curso de especialização em gerenciamento de rejeitos radioativos do Brasil

30 de novembro de 2020

Formação incluirá todas as fases da gerência de rejeitos radioativos, com o objetivo de habilitar e renovar a força de trabalho da área

Curso de Especialização em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos

Promovido pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, unidade vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o curso de especialização é o primeiro voltado exclusivamente para a área de gerenciamento de rejeitos radioativos. As inscrições estão abertas a partir dessa segunda-feira, dia 30.

O objetivo do novo curso de especialização em nível de pós-graduação Lato Sensu do CDTN/CNEN é proporcionar aos profissionais a formação qualificada, atualização e aperfeiçoamento com foco em atividades que promovem o aprendizado prático sobre a área de gerência de rejeitos radioativos.

A formação abrange toda a cadeia dos rejeitos radioativos, da segregação até a deposição desses materiais, além de abordar os aspectos normativos da área. A etapa de gerenciamento de rejeitos fecha o ciclo de utilização de materiais radioativos nas mais diversas aplicações, como na medicina, na indústria, na pesquisa e na agricultura, além de garantir a sustentabilidade do setor nuclear.

O novo Programa de Pós-graduação do CDTN, na modalidade Lato Sensu, atende às metas estratégicas elencadas no Plano Diretor 2019-2022 da instituição. Para o chefe da Divisão de Formação Especializada do CDTN, Maximiliano Martins, essa importante ação de formação especializada na área de gerenciamento de rejeitos radioativos tem como objetivo adicional contribuir para a proteção e a gestão do conhecimento acumulado na instituição. “As aplicações da tecnologia nuclear são de grande importante para a sociedade, fazendo desse tema um tópico estratégico para o desenvolvimento do país”, afirma Martins.

Podem participar do processo seletivo candidatos(as) graduados(as) em cursos de Graduação ou Tecnólogo das áreas de Engenharia, Física, Química, Biologia, Saúde, Radiologia e áreas afins. O público prioritário é de profissionais que lidam com o gerenciamento de rejeitos radioativos em organizações públicas, privadas ou mistas, e também o público externo com nível superior que já atue ou tenha interesse na área.

Serão cinco módulos teóricos divididos em 360 horas, distribuídas por 12 meses. O pós-graduando(a) poderá estender esse prazo em mais 12 meses para elaboração e apresentação de seu trabalho de conclusão de curso. O formato do curso é 70% de aulas na modalidade à distância, e 30% com aulas presenciais, com atividades práticas e avaliativas no CDTN/CNEN, em Belo Horizonte (MG).

Um dos coordenadores da especialização em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos, o servidor Rogério Mourão, explica que desde sua concepção, o curso já havia sido pensado nesse formato. Com a pandemia, a carga horária será oportunamente ajustada. “Iremos adequar esta distribuição à situação epidemiológica da cidade e do país, e seguiremos as pertinentes orientações da Direção do CDTN e da Presidência da CNEN”, afirma Mourão.

O investimento na formação é de R$ 18.960,00, e pode ser dividido de até 12 vezes, conforme as condições especificadas no edital. Quatro vagas serão destinadas à reserva de vagas, em cumprimento da Lei 13.409/2016. Mais quatro vagas serão destinadas a servidores ativos da CNEN e das unidades vinculadas com isenção integral de pagamento da formação.

Inscrições abertas

As inscrições do processo seletivo estão abertas a partir de hoje, 30, e vão até o dia 8 de janeiro de 2021. O processo seletivo se dará por chamada pública. Os seguintes critérios serão considerados na seleção: desempenho escolar no curso de graduação, histórico profissional, bem como a análise das entrevistas. As inscrições serão feitas por meio de um formulário, na página do Programa de Pós-graduação Lato Sensu do CDTN, gratuitamente. As análises de currículos e entrevistas serão feitas dos dias 11 a 29 de janeiro de 2021. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 29 de janeiro de 2021. Já as matrículas dos candidatos(as) aprovados(as) compreenderão o período de 1° a 22 de fevereiro de 2021, para o início das aulas online no dia 1° de março de 2021.

Para mais informações, acesse a página do processo seletivo em nosso site. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página