Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Materiais e Minerais > Materiais Nanoestruturados para Bioaplicações > CDTN > Artigos > Pesquisa e Desenvolvimento > Materiais e Minerais > Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos - LMA/Granioter
Início do conteúdo da página

Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos - LMA/Granioter

 
Site Granioter 2
 

O Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (LMA/Granioter) é um laboratório de PD&I voltado ao aprofundamento tecnológico das cadeias produtivas baseadas em materiais avançados e minerais estratégicos, como grafeno, nióbio e terras raras. Trata-se de uma ação do MCTI, em sinergia com a política nacional de ciência, tecnologia e inovação.

O LMA/Granioter expressa diretriz central do MCTI, de promover maior integração da oferta potencial de capacidade científica e tecnológica da rede de ICT’s com a demanda por aportes tecnológicos das empresas brasileiras. Pretende contribuir para a redução do fosso tecnológico entre a indústria brasileira e a competição internacional, ampliando a gama de especializações produtivas de alta complexidade, aumentando a produtividade na produção de bens e serviços, além de aumentar a parcela de produtos e processos com alto valor agregado e elevada elasticidade-renda nas exportações brasileiras.

A implantação do LMA/Granioter está sendo conduzida pelo CDTN/CNEN com apoio financeiro da Finep. Foram disponibilizados dois espaços prediais para a instalação do LMA/Granioter no CDTN: o prédio 4, com área aproximada de 875 m2 e pé direito duplo, e o 2º andar do prédio 6, com área aproximada 270 m2. O 2º andar do Prédio 6, devido às suas características de espaço físico e localização, será utilizado para a instalação de escritórios, sala de reunião e outras funcionalidades relativas à Coordenação e outras estruturas de gestão do LMA/Granioter. O Prédio 4, anteriormente utilizado como oficina central de produção mecânica do CDTN, sofrerá uma intervenção de adequação e modernização de sua infraestrutura, disponibilizando, quando concluída, área total construída de 1500 m2.

Em sua fase inicial, as ações do LMA/Granioter estarão focadas em: grafeno (e outros nanomateriais 2D e 3D), terras raras e minerais estratégicos para a inovação tecnológica (como, por exemplo, nióbio). No entanto, seu modo de operação será flexível, para que outros materiais avançados e minerais estratégicos possam ser objeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, visando sempre as aplicações inovadoras.

 
Prédio 4 - Granioter
O Prédio 4 abrigará as instalações do Laboratório de Materiais Avançados - Granioter
 
Localização dos prédios 4 e 6 no CDTN
Localização dos prédios 4 e 6 no Campus do CDTN
 

Contatos:

Dr. Maximiliano Delany Martins
Coordenador Geral

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Tel.: +55 31 3439-9550

Dr. Emerson Giovani Rabello
Vice-coordenador

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Tel.: +55 31 3439-9632

Me. Vinícius Meirelles Mendonça
Gerente de Projeto

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Dr. Tiago Hilário Ferreira
Coordenador de Inteligência de Mercado

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Fim do conteúdo da página