Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Nova fonte de Cobalto do CDTN entrou em atividade em 2019
Início do conteúdo da página

Nova fonte de Cobalto do CDTN entrou em atividade em 2019

Nova fonte chegou do exterior em outubro e foi instalada no início de novembro. Com ela, a prestação de serviços e o uso da fonte para pesquisa serão otimizadas

No último dia 25, entrou em operação a nova fonte de Cobalto-60 do Laboratório de Irradiação Gama (LIG) do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, o CDTN. O Cobalto-60 é um radioisótopo, isto é, uma substância radioativa que emite raios gama. No LIG, a fonte é usada tanto para o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a aplicação de irradiação, quanto na prestação de serviços para terceiros.

A fonte chegou ao Brasil, vinda do Canadá, no dia 30 de outubro de 2019, e foi instalada entre os dias 5 e 6 de novembro. Durante esse período, foram realizados levantamentos de curvas de dosimetria para medir as doses de radiação fornecidas pelo sistema até que a fonte entrasse em operação.

Foto de Antônio Pereira Santiago / CDTNChegada da fonte de Cobalto-60 no porto de Santos (Foto: Antônio Santiago/CDTN)

A atividade da fonte de Cobalto-60 decai na proporção de cerca de 10% ao ano, com isso, caso não ocorra substituição, há queda na eficiência da irradiação e algumas das aplicações podem deixar de ser realizadas, como as esterilizações e irradiação de gemas. Isso ocorre porque o tempo de exposição necessária dos itens aumenta. 

O chefe da Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica e supervisor de Proteção Radiológica do CDTN, Pablo Andrade Grossi, acompanhou todo o processo de transporte e substituição do equipamento. Grossi pontua que, com a nova fonte, a capacidade produtiva do laboratório aumentou em mais de 65%, o que permite maior agilidade e eficácia na entrega dos produtos.

O processo de transporte contou com o apoio do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e da Polícia Federal para a proteção física durante todo o percurso, além do acompanhamento via satélite. A devolução da fonte substituída para o fornecedor, no Canadá, está prevista para o primeiro trimestre de 2020.

Fonte para o LIGEquipe do LIG responsável pela troca da fonte de Cobalto-60 (Foto: Arquivo/CDTN)

Projetos desenvolvidos no LIG

Desde a sua inauguração em 2002, o LIG tem prestado serviço de irradiação gama para diferentes setores, como o tratamento de alimentos, a irradiação de gemas, esterilização de produtos médicos e farmacêuticos, tratamento de hemocomponentes, para citar alguns.

No ano de 2019, foram apoiados cerca de 29 projetos internos e externos. Em 2019, cerca de 5% das atividades do LIG foram destinadas às pesquisas acadêmicas de pesquisadores e universidades parceiras. O restante dos projetos apoiados pelo LIG são oriundos principalmente de indústrias de pequeno e médio porte, com destaque para a indústria farmacêutica e a área da saúde.

Entre os projetos desenvolvidos no Laboratório do CDTN, o chefe do Serviço de Radiofármacos e Irradiações (SERFI), Márcio Tadeu Pereira, destacou os impactos na saúde das pessoas. Prova disso é a irradiação de hemocomponentes feitas pelo LIG. Cerca de 1000 bolsas de sangue são irradiadas mensalmente. Com o processo, previne-se a doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão (DECH – AT), complicação imunológica usualmente fatal, causada pela enxertia e expansão clonal dos linfócitos do doador em receptores suscetíveis.

Além disso, o LIG também atua no incentivo e fomento à educação por meio de visitas que recebe de diversas instituições de ensino: de jovens secundaristas a universitários e pós-graduandos. O contato com os projetos desenvolvidos no LIG incentivam o estudo nas áreas de aplicação da irradiação gama, e reforçam a importância e o impacto dos serviços prestados.

Texto de Yaskara Martins com edição de Agatha Azevedo e Deize Paiva, da Assessoria de Comunicação do CDTN

visita LIG

Visita ao LIG (Foto: Arquivo / CDTN)

 
registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página