Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Projetos do CDTN são apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019
Início do conteúdo da página

Projetos do CDTN são apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

banner cnenMinistro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, na tenda do CDTN (Imagem: CNEN / Reprodução)

A 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi realizada entre os dias 21 e 27 de outubro, em Brasília. O tema escolhido esse ano foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Para divulgar o conhecimento sobre a tecnologia nuclear, os institutos e centros de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) realizaram exposições de projetos, incluindo do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), além do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).

Projeto MGgrafeno

No segundo dia do evento, na terça-feira, 22, o espaço do CDTN foi visitado pelo Ministro da MCTIC, Marcos Pontes. No estande, o ministro conversou com pesquisadores que participaram do evento como expositores. Dentre os materiais apresentados ao ministro, estão as demonstrações do grafeno, desenvolvido na planta piloto que opera nas instalações do CDTN.

No mesmo dia, o grafeno também foi tema de entrevista da TV do MCTIC. As pesquisadoras do Projeto MGgrafeno, Wânia Aparecida e Rafaela Marcelino, apresentaram os usos e aplicações do grafeno, além dos produtos desenvolvidos a partir dele, exibidos na tenda de divulgação científica.

entrevista MGgrafeno redime
(Imagem: Página do Facebook do MCTIC/Reprodução)

A entrevista foi transmitida ao vivo durante a 16ª SNCT na página do Facebook do MCTIC e está disponível. Na oportunidade, as pesquisadoras Wânia Aparecida, Rafaela Marcelino também concederam entrevistas para outros meios de comunicação.

O projeto MGgrafeno é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais, o CTDN e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Irradiação de alimentos e pedras

Em outro espaço com materiais do CDTN, crianças e adolescentes puderam conhecer a tecnologia de irradiação do Laboratório de Irradiação Gama do CDTN. Tanto pelo contato com alimentos tratados com radiação, quanto pelas pedras e gemas irradiadas no mesmo laboratório, com a finalidade de agregar valor às peças.

foto CNEN redimensonada
Imagem: CNEN / Reprodução

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente desde 2004, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o objetivo de popularizar as pesquisas em ciência e tecnologia – especialmente entre alunos do ensino fundamental, médio e superior.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página