Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Sistema Atalanta é divulgado na Caminhada Rosa de BH
Início do conteúdo da página

Sistema Atalanta é divulgado na Caminhada Rosa de BH

caminhada rosa 2019 img 1
Representantes do CDTN e da Vigilância Sanitária do Estado se reúnem na tenda

A caminhada de três quilômetros foi pouca se comparada à disposição das centenas de participantes da Caminhada Rosa de Belo Horizonte. Realizada no último domingo de outubro, 27, na Avenida Bandeirantes, o ato de conscientização contra o câncer de mama está em sua quarta edição.

Na ocasião, foram dispostas tendas com informações sobre a saúde da mulher, aferição de pressão e consultorias estéticas. O CDTN foi representado na tenda da CNEN e da Vigilância Sanitária do Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (VISA/SES), com a divulgação do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo) e do Sistema Atalanta. Criado e mantido pelo CDTN, em parceria com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária, o sistema monitora o padrão das imagens dos serviços de mamografia do estado e disponibiliza os relatórios semestrais.

A divulgação do Programa visa a conscientização da importância de garantir a qualidade do exame para o adequado rastreamento precoce do câncer de mama; além de informar que a população pode consultar aos relatórios semestrais disponibilizados no site.

A pesquisadora Maria do Socorro Nogueira (CDTN) e a referência técnica da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da SES-MG, Flávia Reis, que estiveram na coordenação da tenda. “O evento foi bem proveitoso, pretendo participar no próximo ano. Lá, também estiveram representantes de outras organizações e do setor de saúde. Divulgamos nosso trabalho para as pessoas que apareciam, explicamos como o sistema Atalanta e programa PECMamo da SES funcionam”, afirmou Nogueira.

Maria do Socorro Nogueira e Flavia cortada
Maria do Socorro Nogueira, pesquisadora do CDTN, e Flávia Reis da VISA/SES
poster cortado redim 222
Foto ao lado do pôster com informações sobre o PECQMamo e o sistema Atalanta

Além do CDTN, o evento contou com o apoio de mais 35 organizações, organizações dos setores governamental, privado e entidades da sociedade civil.

A Caminhada Rosa é organizada anualmente pela Ação Solidária de Apoio às Pessoas com Câncer, a ASPEC.

Saiba mais: PECQMamo e Atalanta

O objetivo do programa é monitorar semestralmente a qualidade dos equipamentos de mamografia no estado de Minas Gerais. A relação dos serviços aprovados a cada período está disponível para consulta no site www.atalanta.cdtn.br e, em breve, estará disponível em formato QR Code nos mamógrafos do estado.

Com imagens cedidas por Maria do Socorro Nogueira.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página