Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Nota de Esclarecimento sobre área atingida por rompimento de barragem em Brumadinho
Início do conteúdo da página

Nota de Esclarecimento sobre área atingida por rompimento de barragem em Brumadinho

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esclarece que acionou seu Sistema de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares por meio de sua unidade em Belo Horizonte, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (SAER/CDTN), para avaliar eventual presença de material radioativo na área atingida pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais. A ação visou esclarecer e colaborar com o Centro de Comando e Controle das operações na região afetada.

A equipe do SAER/CDTN esclareceu que no passado foram realizadas atividades com fontes radioativas (medidores nucleares) na Mina Córrego do Feijão. Esses medidores nucleares já haviam sido recolhidos em 2014 e 2015 por estarem fora de uso e atualmente encontram-se armazenados no Depósito de Rejeitos do CDTN. A equipe informou ainda que as análises das amostras de solo e de lama coletadas no local não apresentam risco radiológico. Os resultados das medidas realizadas em Brumadinho apresentaram valores iguais à radiação natural (background).

A CNEN se solidariza com as vítimas e reitera que está a postos para auxiliar em quaisquer demandas no âmbito de sua competência.

Rio de Janeiro, 29/01/2019, 16:30

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página