Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Nossa consternação pelo falecimento do professor Evando Mirra
Início do conteúdo da página

Nossa consternação pelo falecimento do professor Evando Mirra

Mirra foi professor de vários pesquisadores e tecnologistas do CDTN, alguns dos quais ainda atuantes

É com muita tristeza e consternação que informamos o falecimento, ocorrido na última sexta-feira, 15 de junho, do professor Evando Mirra, Emérito da Escola de Engenharia e ex-vice-reitor da UFMG, na gestão da reitora Vanessa Guimarães, de 1990 a 1994. O corpo de Mirra foi velado no Funeral House e cremado ainda no sábado, no Cemitério da Colina, em cerimônia restrita.

O Prof. Evando recebeu homenagens da Fapemig, do CNPq, da própria UFMG, da SBPC e de diversas entidades científicas e tecnológicas.

Mirra, segundo nos informou nosso ex-superintendente Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., atuou no CDTN nos idos de 1970, quando a pós-graduação da engenharia metalúrgica da UFMG funcionava no antigo Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), no “nosso” prédio 07. “Além de ter sido colega dos funcionários do IPR da época, foi professor de vários pesquisadores e tecnologistas do CDTN, alguns dos quais ainda atuantes”, assegurou.

No início dos anos 1990, quando era vice-reitor, Mirra empenhou-se na reaproximação do CDTN com a UFMG. Foi membro do conselho curador da Fapemig, presidente do CETEC, presidente do CNPq e do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Organização Social supervisionada pelo MCTIC.

Ainda segundo Lameiras, Evando Mirra demonstrava uma consideração especial pelo CDTN, colocando-se sempre disponível para dar sua orientação em trabalhos de pesquisa e até mesmo sobre direcionamentos institucionais. “Nos anos 1990, em várias ocasiões, já apontava aos pesquisadores do CDTN que era fundamental que o Centro se envolvesse com programas de pós-graduação, porque era o pilar que faltava para a sustentação das suas atividades”, finalizou.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página