Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > TECDOC 1831 da AIEA tem participação de pesquisadora e laboratório do CDTN
Início do conteúdo da página

TECDOC 1831 da AIEA tem participação de pesquisadora e laboratório do CDTN

Laboratório de Ativação Neutrônica do CDTN teve excelente performance em todas as campanhas

A pesquisadora Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o Laboratório de Ativação Neutronica, do CDTN, teve participação nos trabalhos que resultaram no TECDOC 1831 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem como título “Proficiency Testing by Interlaboratory Comparison Performed in 2010-2015 for Neutron Activation Analysis and Other Analytical Techniques”, publicado em 2017.

Tecdoc 1831 AIEA capaMais de 30 laboratórios participaram entre 2010 e 2015 em testes consecutivos de proficiência organizados pela AIEA em conjunto com os  Wageningen Programas de Avaliação de Laboratórios Analíticos (WEPAL) para avaliar os seus desempenhos analíticos. Trata-se de um novo mecanismo que a AIEA implementou para apoiar os laboratórios de Análise por Ativação por Nêutrons (AAN) na demonstração do seu desempenho analítico através da participação em programas de ensaios de proficiência por comparação interlaboratorial. Essa atividade possibilitou a identificação de desvios e não conformidades, suas causas e o processo de implementação de abordagens efetivas para eliminá-las. O Laboratório de Ativação Neutrônica do CDTN demonstrou uma excelente performance em todas as campanhas em que participou.Tecdoc 1831 AIEA lab cdtn

A publicação desse TECDOC relata as descobertas e inclui lições aprendidas dessa atividade. Um CD-ROM anexo ao TECDOC contém muitos documentos de laboratório participantes individuais, compartilhando seus resultados individuais e a experiência adquirida com essa participação. Você pode acessar o conteúdo do CD no link.

Maria Ângela tem pós-Doc em Ciências e Técnicas Nucleares (2011), doutorado em Química (Inorgânica) (2002), mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares (1984), todos pela pela UFMG, especialização em Técnicas Nucleares (NUCLEBRAS/UFMG,1979) e graduação em Engenharia Química (1978), também pela UFMG. Atualmente é Pesquisadora Titular III do CDTN/CNEN, Professora na Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN/CNEN e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares do Departamento de Engenharia Nuclear da UFMG. E é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq (2017).

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página