Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Bolsistas do CDTN serão nomeadas Embaixadoras Nucleares da ABEN no INAC 2019
Início do conteúdo da página

Bolsistas do CDTN serão nomeadas Embaixadoras Nucleares da ABEN no INAC 2019

As alunas Bárbara Braga, Laura Takahashi e Natália Taveira, da equipe Nucleotiza – Nuclear Conscientiza, e Patrícia Caetano, Joice Idehara e Daniele Fagundes, da equipe ProTecNu – Pró Tecnologia Nuclear, serão nomeadas Embaixadoras Nucleares da ABEN, durante a International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2019, que acontece em Santos, São Paulo, de 21 a 25 de outubro, deste ano.

Elas formam as duas equipes vencedoras do concurso Embaixadores Nucleares, promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) em todo o Brasil, com objetivo de impulsionar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios visando educar o público e aumentar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País.

Durante o evento, a Nucleotiza, vencedora na categoria de graduação (primeiro lugar geral) e a ProTecNu, na categoria de pós-graduação (terceiro lugar geral), irão apresentar os projetos realizados pelas duas equipes ao público em geral e à comunidade científica.

O projeto da Nucleotiza partiu do princípio de que, para divulgar as aplicações das tecnologias nucleares, inicialmente seria necessário conscientizar as pessoas de que a radiação ionizante está presente no dia a dia delas, visto que na sociedade existem vários estereótipos da área nuclear, o que gera receio e medo na população. O Nucleotiza reconhece e acredita no potencial da área nuclear e trabalha para que todas as pessoas também possam ter acesso às informações dessa área.

A equipe iniciou sua atuação tornando-se influenciadores nas redes sociais e buscando estratégias de comunicação para garantir que as informações corretas fossem transmitidas. Assim, foram criadas páginas nas redes sociais: Facebook (Nucleotiza – Nuclear Conscientiza) e no Instagram (embaixadores_Nucleotiza). O Nucleotiza também esteve presente em vários eventos da comunidade científica para divulgar o projeto e elaborou palestras para alunos do ensino fundamental, ensino médio e para graduação.

A equipe ProTecNu (Pró Tecnologia Nuclear), composta por Patrícia Caetano, Daniele Fagundes e Joice Idehara, pós-graduandas do CDTN, implementou durante os anos de 2018 e 2019 palestras, debates e workshops para alunos de graduação (UNA, FUMEC, NEWTON PAIVA e CEFET MG) e nível técnico (CEFET MG). Na ocasião foram discutidas as aplicações da radiação ionizante no tratamento de alimentos, na esterilização de produtos médicos e laboratoriais, na modificação ou indução de cores em gemas e como traçadores radioativos.

Foto Grupo2

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página