Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Colóquios do CDTN: As Usinas Nucleares de Angra no Sistema Interligado Nacional (SIN) e a construção de novas unidades
Início do conteúdo da página

Colóquios do CDTN: As Usinas Nucleares de Angra no Sistema Interligado Nacional (SIN) e a construção de novas unidades

Roberto Cardoso de Andrade TravassosNovas usinas nucleares no contexto das necessidades de energia elétrica do País

Nesta quarta-feira, 22 de agosto, às 15h, no auditório Prof. Francisco de Assis Magalhães Gomes, o CDTN recebe Roberto Cardoso de Andrade Travassos para apresentar o tema “As usinas nucleares de Angra no Sistema Interligado Nacional (SIN) e a construção de novas unidades”.

Na apresentação, Roberto Cardoso irá abordar três tópicos: A importância das Usinas Nucleares de Angra no SIN (Sistema Interligado Nacional), O Empreendimento Angra 3 (Histórico do empreendimento, A retomada da construção em 2010, A evolução da construção / Interrupção em 2015, Atividades de preservação de estruturas e componentes e estudos para uma nova retomada do empreendimento) e a construção de usinas nucleares no horizonte do Plano Nacional de Energia 2050.

Engenheiro mecânico pela UFRJ, Roberto Cardoso tem Pós-Graduações em Engenharia Nuclear e em Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ, tem especialização em Tecnologia Nuclear pela KWU-Alemanha, com MBA em Planejamento Financeiro e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Eletronuclear há 36 anos, tendo iniciado suas atividades na Divisão de Cálculo de Flexibilidade de Tubulações e, posteriormente, na Gerência de Análise de Tensões em Componentes Mecânicos, na Superintendência de Projetos Especiais e na Superintendência de Apoio de Engenharia às Usinas em Operação. Trabalhou na Alemanha durante 4 anos, nos projetos e construções das usinas nucleares alemãs da Série Konvoi.

Roberto Cardoso participou ativamente do processo que possibilitou a retomada de construção de Angra 3 em 2010, na condição de coordenador dos Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica do Empreendimento, tendo sido, durante 10 anos, o Gerente de Planejamento e Orçamento de Angra 3. Atualmente, exerce o cargo de Assistente do diretor técnico da Eletronuclear. Paralelamente é o diretor financeiro da ABEN – Associação Brasileira de Energia Nuclear.

O Colóquio é aberto a todos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página