Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Serviços Tecnológicos

O CDTN é competente para prestar os seguintes serviços tecnológicos:

Análises Químicas e Radioquímicas

1.   Determinação de metais tóxicos no ar, na água, no solo, no pasto e no sedimento; Análises químicas em diferentes matrizes.

2.   Determinação de mercúrio total pela técnica de Espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio – CVAAS em amostras de água, solo, sedimento, peixes, plantas, etc.

3.   Identificação e determinação de radionuclídeos e elementos químicos em materiais diversos utilizando análise gama espectrométrica; Espectrometria gama.

4.   Análises pela técnica de ativação neutrônica; Análise por nêutrons retardados; Fluorimetria;

5.   Espectrometria alfa; Determinação da atividade alfa total e beta total; Análises radiométricas;

6.   Análise de Trítio artificial pela técnica de Espectrometria de cintilação em meio líquido - LSC; Determinação de Trítio em estudos de recuperação secundária de petróleo.

7.   Determinação da distribuição de radiação ao longo de fontes lineares utilizando análise gama espectrométrica com sistema de varredura.

Roberto Pellacani G. Monteiro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.   Análise quantitativa de Trítio natural em amostras de água pela técnica de Espectrometria de cintilação em meio líquido com enriquecimento eletrolítico. Determinação de Trítio como radiotraçador, em hidrologia;

Vinícius Verna Magalhães Ferreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

9.   Análises qualitativa e quantitativa de terras raras (La, Ce, Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er), tório, urânio, ítrio e bário em solução aquosa ou orgânica, e em amostras de minério, sedimento e solo.

10.   Análises qualitativa e quantitativa dos principais elementos em amostras de minério, solo, sedimento, biomateriais, materiais cerâmicos e produto industriais, pela técnica de fluorescência de raios X (WDXRF).

Ana Cláudia Queiroz Ladeira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Difratometria de Raios-X

1.   Identificação qualitativa de minerais e fases cristalinas em materiais diversos pela técnica de difratometria de raios X.

 2.   Medidas cristalográficas e microanálise: determinação das distâncias interplanares, grau de cristalinidade, parâmetros de rede, tamanho de grãos e volume da célula unitária.

 3.   Análise mineralógica com base na separação e concentração de minerais; Caracterização de minérios e mineralogia de processos de beneficiamento.

 4.   Caracterização de minerais, minérios, rochas, produtos siderúrgicos e resíduos industriais.

 5.   Identificação de argilominerais: determinação de argilas em geral após tratamento físico e químico.

Ana Cláudia Queiroz Ladeira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Ensaios e Caracterização de Materiais

1.   Análise experimental de tensões com utilização de extensometria e de técnicas fotoelástica e de Moiré.

 2.   Ensaios de tração, impacto, fluência, dureza e fadiga e ensaios para determinação de parâmetros da Mecânica da Fratura (KIc, Integral J e CTOD).

 3.   Estudos de propagação de trincas em materiais.

 4.   Ensaios de corrosão (testes de corrosão sob tensão e eletroquímicos).

 5.   Ensaios não-destrutivos para detecção e caracterização de defeitos com a utilização das técnicas de correntes parasitas, ultrassom radiografia, partículas magnéticas e Barkhausen.

 6.   Caracterização microestrutural (metalografia, microscopia ótica e eletrônica de varredura - MEV, microdureza e macrografia).

 7.   Determinação de distribuição de elementos microestruturais.

 8.   Tratamentos térmicos sob atmosfera controlada.

 9.   Determinação de densidades e porosidades abertas.

 10. Determinação de difusividade térmica pelo método Flash laser.

Emerson Giovani Rabello - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

11.  Caracterização de materiais por técnicas de análise de superfícies e interfaces: espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS) e espectroscopia de elétrons Auger (AES).

12.  Caracterização de novos materiais (biomateriais, materiais cerâmicos e nanomateriais); Análise e caracterização de materiais não metálicos pelo método de Termogravimetria (40 a 900ºC); Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier – FTIR.

13.  Caracterização de materiais por espectroscopia Mössbauer.

Adriana Silva de Albuquerque - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Irradiações Gama

 

 1.   Modificação ou indução de cores em gemas como o topázio, a turmalina, o diamante e o quartzo.

 2.   Esterilização de produtos médicos e farmacêuticos.

 3.   Tratamento de alimentos.

 4.   Desinfestação de frutas e grãos, substituindo a fumigação química.

 5.   Modificação de produtos industriais como polímeros e outros derivados sintéticos.

 6.   Conservação de obras de arte pela eliminação de fungos e insetos.

 7.   Tratamento de sangue e hemoderivados destinados a pacientes transplantados.

Márcio Tadeu Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Informações Meteorológicas

1.   Disponibilização de informações meteorológicas obtidas pela torre meteorológica do CDTN, na Pampulha, Belo Horizonte.

Os parâmetros monitorados (em 3 níveis: solo, 10m e 40m) são: radiação solar (líquida e global), precipitação, evaporação e pressão atmosférica; temperatura, umidade, velocidade e direção do vento.

 2.   Realização de estudos de dispersão atmosférica de poluentes.

Vinícius Verna Magalhães Ferreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Monitoração Individual e Ambiental

Monitoração de indivíduos que trabalham expostos a radiações ionizantes, pela técnica de dosimetria termoluminescente – TLD; Monitoração de áreas sujeitas a presença de radiações ionizantes.

(Autorizado pelo Comitê de Avaliação dos Serviços de Ensaios e Calibração - CASEC/IRD/CNEN).

Luiz Cláudio Meira Belo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Calibração de Instrumentos de Medição de Radiação

Calibração de medidores de radiação para monitoração de áreas, em termos de taxa de equivalente de dose ambiente; Calibração de medidores de radiação para monitoração de áreas, em termos da taxa de equivalente de dose ambiente.

(Acreditação INMETRO ABNT NBR ISO/IEC 17025)

Luiz Cláudio Meira Belo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Gerência de Rejeitos Radioativos

1.  Consultoria no desenvolvimento de estratégias e planejamento em gerência de rejeitos radioativos; Identificação de opções para o gerenciamento seguro dos rejeitos radioativos, em conformidade com os requisitos da legislação vigente.

 2.   Desenvolvimento de processos para acondicionamento de rejeitos de baixo e médio níveis de radiação.

 3.   Projeto, teste e qualificação de embalagens de transporte de materiais radioativos e demais produtos perigosos.

 4.   Treinamentos (individuais ou em grupo) nas diversas atividades da Gerência de rejeitos, incluindo coleta, segregação, manuseio, transporte, tratamento, acondicionamento, armazenamento e controle.

 5.   Recebimento de fontes radioativas fora de uso, de para-raios radioativos e detectores de fumaça radioativos.

Rogério Pimenta Mourão - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Termofluidodinâmica de Centrais Nucleares

1.  Simulação teórica e experimental de escoamento em placas perfuradas e bocais; Simulação teórica e experimental de escoamento em feixes representativos de Elementos Combustíveis Nucleares.

 2.   Simulação teórica e experimental de escoamentos bifásicos em componentes de reatores nucleares.

 3.   Simulação teórica e experimental de escoamento termicamente estratificado e avaliação dos seus efeitos nas tubulações.

 4.   Testes de DBA (Acidente Base de Projeto) para qualificação de componentes e esquemas de pintura a serem utilizados na contenção de reatores nucleares.

Élcio Tadeu Palmieri – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Avaliação de Risco e Segurança de Instalações Nucleares, Radiativas e Convencionais

Análises de risco de acidentes em instalações nucleares, radiativas e convencionais, para atendimento a exigências de órgãos ambientais e da CNEN, como parte de Estudos de Impacto Ambiental - EIA/RIMA e Relatórios de Análise de Segurança.

Élcio Tadeu Palmieri - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Neutrônica de Instalações Nucleares e Radiativas

 1.   Processamento de dados nucleares; Simulações neutrônicas de reatores nucleares.

 2.   Análise de blindagem de equipamentos e instalações por Método Monte Carlo.

 3.   Análise de criticalidade de equipamentos e instalações com materiais nucleares.

Élcio Tadeu Palmieri - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página